segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sonhar não custa nada

Ao vencer o Bahia ontem, o Santos foi aos 18 pontos no Brasileirão. São 19 os pontos de distância para o líder Corinthians. O Peixe tem dois jogos a menos do que a maioria dos times do certame - repõe um deles na quarta, quando pega o Fluminense, e o outro em 5 de outubro, contra o Grêmio. Se ganhar os dois, diminui a diferença para 13 pontos (com os números atuais, que evidentemente não serão mais os mesmos em 05/10). Ainda dá!

Não, não dá. A lógica de um campeonato de pontos corridos é fria e imutável: não se recupera uma distância com uma sequência de dois ou três jogos de qualidade. Por mais que o Santos evolua, vai ser bem difícil reparar os erros cometidos durante a competição. E num torneio em que o Santos nada almeja que não o título, as emoções acabam se esvaindo.

Ontem, em Salvador, o time mostrou algumas alternativas interessantes. Adriano ocupou a lateral-direita no lugar do suspenso Pará. "Mas o Adriano é volante", pensará um perspicaz leitor. Exatamente. Ao escalar um camisa 5 de ofício para a posição, Muricy efetivou uma "linha de três" no setor defensivo (Léo continuou atuando como sempre) e mandou Elano para a ponta. Embora o ex-namorado de Nívea Stellman tenha jogado mal como de costume, ficou no ar a possibilidade de termos uma boa variação tática a ser adotada. Talvez com Ibson, quando ele voltar de contusão.

Ganso não foi brilhante, mas não se pode dizer que jogou mal. Já Neymar fez gol e até mostrou qualidade, mas também é injusto dizer que arrebentou - até porque perdeu um gol quando o Santos vencia por 1x0 que é daqueles que dão margem para os que acham que o garoto é "só firula e pouco futebol".

O gol espírita de Alan Kardec (argh!) selou a vitória santista, e acabou justificando a entrada do centroavante em campo. Ele substituiu Borges, que vinha fazendo um bom jogo. Muricy seguiu sua linha de não mexer muito no time - a outra alteração foi a de Rafael por Vladmir, curiosamente numa partida em que o arqueiro vinha desenvolvendo uma atuação extraordinária, digna de excluir da memória as más partidas anteriores.

Que venha agora o Fluminense na quarta-feira, acompanhado de mais três pontos para a classificação santista. Para que possamos continuar sonhando.




Nenhum comentário: