quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Entressafra

A seleção brasileira perdeu mais um jogo, desta vez para a Alemanha, lá na terra de Michael Schumacher. Em tese, perder um jogo para a seleção alemã - historicamente injustiçada aqui no Brasil, injustamente tratada como uma coletânea de caneleiros, mas isso é outro assunto - fora de casa não deveria ser algo tão preocupante assim. Mas isso, somado ao desempenho ridículo da seleção brasileira na Copa América, faz com que a batata de Mano Menezes asse em proporções explosivas.

Para satisfazer aos que criticavam uma suposta defensividade do time de Dunga (que não existia; mas tal qual o dito acima, "isso é outro assunto"), Mano tem mandado a campo três atacantes, Robinho, Neymar e Pato. A questão é que qualquer um que acompanhe futebol um pouquinho só a fundo sabe que 4-3-3, 3-5-2, 4-4-2 ou sei lá o quê são apenas esquemas jogados em uma prancheta (ou naquele gerador de caracteres do início do jogo), e não representam, por si só, ofensividade ou retranca. De nada adianta manter uma linha de três atacantes se não há criação no meio-campo, se não há laterais que efetivamente participam do jogo. Quando Fernandinho é seu homem de ligação no meio e seus laterais são Daniel Alves (um dos melhores do mundo no Barça, mas fraco na seleção) e André Santos (aquém do que se espera de seleção brasileira), fica difícil.

(Já que utilizei quatro vezes os parênteses num singelo parágrafo de quatro linhas, vai aí mais um uso, pra sacramentar a prática. Critiquei Fernandinho, mas não sei quem seria o tal meia da minha preferência. Ganso? Ele não joga futebol de alto nível desde agosto do ano passado. Primeiramente por estar sem condições físicas, "segundamente" por ter entrado em campo e não correspondido, tanto pelo Santos quanto pela seleção. Ainda acho que ele é craque, mas a história está repleta de caras que arrebentaram por seis meses e depois caíram no ostracismo. Cautela, portanto.)

Pra fechar, pergunta direta e reta: fora Mano? Se sim, pra colocar quem?

3 comentários:

milho disse...

põe o Leão, rs

milho disse...

O André Santos é um bom lateral ofensivo, mas na defesa é medíocre. Uma pena aquele caso do pedido de dispensa do Marcelo do Real (do e-mail).

Acho que o Mano está no caminho certo, mas o esquema 4-3-3 (que vira 4-5-1 sem a bola) que ele usava no corinthians não tá dando certo na seleção. Acho que é hora de voltar ao 4-4-2 feijão com arroz, e botar 2 meias armadores e 2 voltantes, ou até 1 armador e 3 voltantes, vide mazinho-94

Japa disse...

Não sei por onde começar, sinal de que não vou responder diretamente a sua pergunta. Vamos lá:
- Pelo pouco que vi na Copa América, eu achei que o Brasil começou MUITO mal e contra o Paraguai eles foram bem, criaram várias chances de gol, mas se aquele jogo tivesse acontecendo até agora, ainda não teriam feito gol...
- Acho que o principal problema do Mano é que o time dele precisa de treino, muito treino!! E como técnico da seleção ele não pode contar com isso. E pra piorar, sequer eliminatórias ele vai disputar.
O time do Corinthians treinado pelo Mano era muito entrosado, tocava muito bem a bola e fazia muitos(e belos) gols.
Concordo com o milho, uma coisa é jogar com 3 atacantes como Dentinho, Jorge Henrique e Ronaldo e outra é jogar com Neymar, Robinho e Pato... Eu até vejo o Robinho marcando, mas o Neymar voltar pra marcar é sacanagem!! O Pato também.
Acho também que esse esquema fica melhor com um cara mais centroavante mesmo, estilo o Ronaldo, por isso ele tentou o Fred. Acho que dava pra escrever um post sobre isso!!!