domingo, 7 de agosto de 2011

Quem é o dono da camisa 1?

Na tarde deste domingo, o Corinthians entrou em campo na Arena da Baixada para enfrentar o Atlético-PR com uma novidade em campo: a entrada do goleiro Danilo Fernandes, atleta das divisões de base do clube que teve sua primeira oportunidade no time principal, no lugar de Renan, goleiro que vinha tendo atuações instáveis nas três oportunidades que teve como titular.

Renan foi contratado logo nas primeiras rodadas do Brasileirão após boas atuações pelo seu ex-clube, o Avaí, na Copa do Brasil e credenciado por já ter sido convocado para a seleção brasileira. O fato de o goleiro titular Júlio Cesar, na época, estar passando por uma fase de desconfiança do torcedor (após falha na decisão do Campeonato Paulista), fez com que a torcida acreditasse que o atleta recém-chegado assumisse a posição assim que tivesse uma oportunidade.

No entanto, não foi desta forma que as coisas aconteceram. A chance apareceu após a contusão de Júlio na partida contra o Botafogo, em São Januário. Porém, a insegurança apresentada, nos três jogos em que foi titular, fez com que o técnico Tite repensasse a escalação do goleiro e que o barrasse da partida de hoje.

Na rodada do meio de semana, apesar da importante vitória do Corinthians sobre o time do América-MG, a saída precipitada do goleiro, no gol de empate dos mineiros, deixou o time claramente inseguro e tornou um jogo que aparentava ser resolvido com facilidade em uma tortura para os mais de 30 mil torcedores nas arquibancadas frias do Pacaembu. O time passou a assumir uma postura defensiva, o que limitou as investidas no ataque durante todo o segundo tempo. O gol da vitória acabou saindo em um lance casual, em uma sobra de bola na pequena área.

Na partida de hoje, o goleiro Danilo Fernandes teve uma atuação discreta, porém segura. Nas oportunidades que teve apresentou bom posicionamento e tranquilidade na saída de bola. Nitidamente o time assumiu uma postura de maior confiança, e conseguiu evoluir melhor com as jogadas de ataque durante a partida. O resultado de empate acabou não refletindo a atuação que o time teve, com boas chances de gol perdidas (bola na trave de Danilo e gol perdido cara-a-cara de Wiliam), mas apresentou boas perspectivas ao torcedor corinthiano para a continuação do campeonato.

2 comentários:

Olavo Soares disse...

Daniel, responda na lata com a sua preferência: Renan ou esse Danilo?

E você foi um dos 30 mil no jogo do América?

Daniel Kamo disse...

Confesso q qdo o Renan chegou, queria ele como titular. Nao confio no Julio Cesar... Esse Danilo pelo menos tem porte de goleiro... Fico com o Danilo no momento. E nao, nao fui ao jogo contra o America... Mas nao pelo frio... Foi muito cedo o jogo...