segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Brasil cascudo chega às semis do Sub-20

Brasil e Espanha fizeram um jogo legal de se ver ontem, pelas quartas-de-final do Mundial Sub-20. A seleção brasileira acabou triunfando nos pênaltis, após 1x1 no tempo normal e outro 1x1 na prorrogação.

Não dá para dizer que o duelo foi um primor técnico. Mas rendeu bons lances, emoções, divididas, empurra-empurra, dedo na cara, ou seja, tudo o que a gente quer ver numa decisão. Os dois times jogaram com bastante ímpeto e buscaram o gol a todo momento.

Se bem que, apesar da classificação, a seleção brasileira mostrou falhas que precisam ser corrigidas. A partir da segunda etapa, quando o time teve bem mais posse de bola do que o adversário, ficou evidente a falta de repertório de jogadas ofensivas - principalmente quando Negueba, do Flamengo, entrou em campo. Não por culpa dele; pelo contrário, ele correu pra caramba e fez bons dribles, inclusive um chapéu maravilhoso que desnorteou o zagueiro espanhol. Mas pelo fato de que, com ele em campo, a tática da seleção brasileira se resumiu a um "joga a bola no Negueba que ele resolve". Por mais que o cara seja bom, não é assim que uma seleção brasileira deva jogar. E aí grande parte das jogadas do flamenguista se encerrava em um cruzamento na área aproveitado por ninguém, já que os demais jogadores do setor ofensivo não acompanhavam o lance.

Quem foi bem mesmo foi a defesa. Ou melhor, o goleiro Gabriel. Ele ficou como herói por ter defendido os dois pênaltis na disputa derradeira, mas seria injusto resumir sua atuação a isso. Nos 90 convencionais e nos 30 da prorrogação ele também foi uma muralha, só sendo vazado em lances mais de mérito dos espanhóis do que qualquer outra coisa.

E na disputa de pênaltis, os cobradores brasileiros - Dudu (Cruzeiro), Henrique (São Paulo), Danilo (Santos) e Casemiro (São Paulo) - foram perfeitos.

Agora o Brasil encara o México, que superou Camarões e a anfitriã Colômbia. A outra semifinal tem França x Portugal.


3 comentários:

Eduardo Maretti disse...

Vou torcer pro México. O Danilo está fazendo muita falta ao Santos e precisa voltar.

Olavo Soares disse...

Agora não adianta mais, Maretti. Se perder, o Brasil joga a disputa de terceiro lugar no sábado, ou seja, dá no mesmo...

Eduardo Maretti disse...

Bom, seja como for, vou torcer pro México de qualquer maneira. Tô torcendo contra tudo o que é "amarelinha".