sábado, 20 de agosto de 2011

O problema é na área!

Quem assistiu ao empate do São Paulo com o América-MG, talvez tenha notado que, embora o time sofra de sérias deficiências no setor de criação, ainda é capaz de levar perigo para as imediações do gol adversário.

Na partida em questão, principalmente no segundo tempo, os são-paulinos conseguiram emendar pelo menos uma meia dúzia de cruzamentos venenosos em direção à meta do Coelho, mas que não foram aproveitados pelos atacantes tricolores (detalhe curioso é que todos esses lances saíram da esquerda, sinal de que o São Paulo transformou-se em uma equipe manca das pernas, sem criatividade pela direita).

O fato é que o excesso de chances desperdiçadas deixa claro o quanto o Tricolor anda necessitado de um matador, um sujeito com plena desenvoltura para atuar no setor ofensivo. Deixarei de lado os lances bizarros protagonizados por Cícero e Fernandinho e focarei apenas no gol de Marlos.

O meia fez boa jogada pela esquerda e colocou Wellington cara a cara com o Neneca. Só faltou gritar: "Faz!" Pois o volante teve a capacidade de tropeçar, justo no momento decisivo, e mandar a bola em cima do goleiro do América.

Por sorte o lance sobrou para Marlos, que estava com a pontaria um pouco mais afiada, não o bastante para evitar que a bola resvalasse em um defensor da equipe mineira, ao entrar no gol.

Talvez o retorno de Henrique, artilheiro da Seleção Sub-20, ajude a solucionar essa carência do time na finalização das jogadas. Digo isso por ainda considerar uma incógnita a novela em torno da recuperação de Luís Fabiano. Com ele em campo - em plena forma, é evidente -, as coisas seriam diferentes para o Tricolor.

Defesa

Sem querer menosprezar o golaço marcado pelo Kempes "paraguaio" do América-MG, há de se considerar que a desatenção da defesa são-paulina colaborou para que a partida de quinta terminasse empatada.

O atacante mineiro estava completamente livre quando armou uma meia bicicleta na marca do pênalti da área tricolor. Não é de hoje que o problema vem ocorrendo. No empate com o Atlético-GO, por exemplo, os dois gols sofridos pelo São Paulo vieram de falhas de posicionamento da defesa, em bolas alçadas na área.

Fica então a dúvida: o problema está nos zagueiros, que são incompetentes, ou no técnico, incapaz de acertar o posicionamento da defesa?

Talvez seja um pouco de cada. E pensar que, dias atrás, a diretoria do São Paulo se deu ao luxo de enxotar Alex Silva do Morumbi...

Um comentário:

olavo disse...

Curioso é que o Henrique falou, após voltar do Mundial, que não pisa mais no São Paulo. E aí?