domingo, 14 de agosto de 2011

Descendo a ladeira

O Santos entrou em campo ontem pelo Brasileirão e, como vem sendo rotina no torneio, levou ferro. O carrasco da vez foi o Atlético-GO - e apesar do jogo ser em Goiânia, não se atenua muito o vexame da derrota, visto que se trata de um dos clubes mais fracos do campeonato.

A partida teve dois tempos bem distintos. No primeiro, ambos os times jogaram um futebol péssimo e o 0x0 foi mais do que merecido. Mas mal sabia o torcedor santista que aquela seria a melhor das duas metades da partida. O segundo tempo viu um Santos igualmente sonolento e um Atlético que resolveu jogar. Aliás, o time goiano cresceu no jogo justamente após fazer o primeiro gol - também não estava encantando ninguém, mas ganhou confiança e depois acabou fazendo o segundo com todas as justiças.

O Santos foi refém de um esquema tático ineficaz. Seus laterais pouco produziram (como vem sendo rotina, infelizmente) e o meio-campo de três volantes - Arouca, Adriano e Henrique - não foi nem combativo nem criativo. Borges mal pegou na bola.

Neymar e Ganso
As duas estrelas do time merecem uma avaliação à parte.

O Neymar ontem fez uma atuação daquelas que dá corda para seus críticos. Lembrou os fracos momentos dele no segundo semestre do ano passado, quando o Santos já não mais alimentava esperanças de título brasileiro. Até tentou, foi pra cima, meteu uma bola na trave e em outro lance só não fez gol porque o zagueiro foi esperto e retirou a bola em cima da linha; mas o que mais marcou em sua apresentação foram as inúmeras tentativas ineficazes de dribles - que consagraram os volantes do Atlético-GO - e uma simulação que lhe rendeu um merecidíssimo cartão amarelo. Neymar é muito mais do que foi ontem, por isso não chega a representar uma preocupação efetiva. Mas foi chato.

Já o Ganso... bem, sabem quando um jogador não erra nenhum lance em campo, mas não por méritos seus, e sim por se esquivar da partida? Isso que ocorreu com o camisa 10 peixeiro ontem. Ganso mal pegou na bola. Se posicionou mal, não criou jogadas, não se apresentou. Talvez tenha sido vítima também do esquema de três volantes - Arouca, embora seja um monstro na marcação, não é um companheiro ideal para o setor ofensivo do meio-campo. Mas craque como ele é (ou parecia ser), deveria superar isso e conduzir o time.

Um comentário:

Eduardo Maretti disse...

Olavo, fico feliz que sua análise e a minha dessa horrível partida sejam muito parecidas. Feliz por saber que não estou sendo intolerante.

Mas despontado pela falta de vontade do time. Só discordo de você quando diz que Ganso não errou nenhum lance em campo por se esquivar da partida. Ele errou vários lances, passes fáceis, foi desarmado com facilidade também.

Já Neymar tem tanto crédito que, se jogar mal até o fim do ano, ainda continuará com crédito...

E não sei não. Tenho dúvidas sobre até que ponto Muricy tem a ver com o Santos, com o futebol da escola alvinegra, que, como todo mundo sabe, nunca se deu bem com futebolzinho de três volantes e essas retranquices covardes. Muricy que vc menciona indiretamente, ao dizer que "O Santos foi refém de um esquema tático ineficaz". Como, aliás, tem sido faz tempo.