quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ainda no aquecimento

O jogo mais importante do primeiro dia de Liga dos Campeões teve seu placar alternado já aos 23 segundos. Alexandre Pato recebeu bola ainda no meio-, iniciou uma precisa e rápida corrida e surpreendeu uma desorientada defesa do Barcelona. O gol deixou o Milan em vantagem por fundamentais minutos, e foi decisivo para que o time italiano deixasse o Camp Nou com um ponto.

O tento foi possível por méritos de Alexandre Pato - que mostrou uma impressionante velocidade e um acerto no arremate invejáveis - e por falhas da zaga barcelonista, que parecia que não tinha se ligado que o jogo já havia começado. E me fez pensar: será que mais times deveriam ensaiar jogadas para tentarem chegar ao gol logo no início?

Porque, invariavelmente, os gols de começo de jogo são frutos de chutões para a meta - que se beneficiam de um goleiro desorientado - ou, como no caso do gol de Pato, de uma defesa mal postada. Tenho na lembrança um jogo do Campeonato Espanhol de anos atrás (mas não sei quais os times, nem o ano, nem nenhum outro dado, infelizmente) em que um gol saiu de uma jogada ensaiada após o pontapé inicial, mas só isso.

Pode parecer bobagem apostar nisso, mas imagine um time que se planejasse para fazer 1x0 ainda antes da maioria dos torcedores sentarem em suas cadeiras? Teria a vantagem numérica em suas mãos e desorientaria o adversário. Aliás, acredito eu, tal tática seria ainda mais eficiente se aplicada em jogos de campeonatos de pontos corridos, já que nos mata-matas a pressão pelo resultado é maior e desperta atenções ainda no apito inicial.

É evidente que a jogada não poderia entrar em ação em todo jogo, sob o risco de se tornar facilmente combatida - mais ou menos como a falta que Ronaldinho bateu contra o Santos no 5x4 da Vila Belmiro. Mas seria uma boa alternativa.

2 comentários:

Fabricio disse...

Se a moda pega, nunca mais teríamos de ouvir comentaristas esportivos dizendo que os times estão apenas "se estudando".

milho disse...

Seu post me lembra um pouco o livro que o rogério participou sobre ping-pong. Nele um técnico chinês fala que a maioria dos pontos ocorre nas 3 primeiras raquetadas. Por isso ele treina exaustivamente o saque e a recepção de saque, que concentram mais de 70% dos pontos.