sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Agora vai!

Foto: Atlético-PR
Não sou adepto de uma visão de futebol que virou quase que unânime por aqui - a que diz que toda e qualquer troca de treinador está errada. Claro que existem suas bizarrices, mas também há os exemplos na mão oposta. Alguém aí acha, depois de um título paulista e o da Libertadores, que o Santos fez errado em demitir Adilson Batista e ir com tudo atrás de Muricy Ramalho?

Ainda assim, não dá para compreender algumas demissões e contratações. O dia de hoje foi (ou é melhor usar "está sendo"?) animado. Cruzeiro demitiu Joel Santana, Bahia dispensou Renê Simões, Atlético-PR trouxe Antonio Lopes para o lugar de Renato Gaúcho, que pediu o boné há poucos dias.

E é essa última transação que quero abordar. Ao ler "Antonio Lopes" e "Atlético-PR", você talvez tenha pensado algo como "pô, mas se não me engano o delegado já passou por lá... ele era o técnico dos caras quando eles chegaram à final da Libertadores...". Exato. Pelo que foi publicado hoje, a passagem que se iniciará amanhã será a quinta de Lopes pela Arena da Baixada. A anterior foi em 2010.

Sim, isso mesmo. No ano passado. Ou seja: há pouco mais de um ano, Lopes não era técnico para o Furacão. Hoje, é a solução para um time que faz campanha horrível no Brasileiro e para quem o rebaixamento aparece como uma realidade próxima.

Entendo que no futebol existe uma coisa chamada "clima". É o que me fez achar correta, por exemplo, a demissão de Muricy Ramalho pelo São Paulo em 2009 - embora ele talvez tenha sido o segundo melhor técnico da história do Tricolor e me deixe a certeza de que voltará ao Morumbi ainda em breve. Talvez não tenha havido clima para que Lopes prosseguisse no Furacão no ano passado e hoje as coisas estejam melhores.

Mas cá entre nós, prefiro creditar isso à bizarrice, à impulsividade e à falta de critério dos nossos dirigentes.

Um comentário:

Fabricio disse...

Quer saber? O próximo cara que quero no Palmeiras é o Celso Roth. JURO POR DEUS.