sábado, 30 de julho de 2011

Defesa!

Se existe uma lição deixada pela última rodada do Brasileiro é que Santos, Coritiba, Flamengo e São Paulo possuem defesas péssimas. Quarta-feira à noite, tive a oportunidade de acompanhar a transmissão pós-jogo da SporTV, o canal mais bajulador do clube da Gávea, de que se tem notícia - mais até que Galvão Bueno, o baba-ovo-mór da crônica esportiva tupiniquim.

Os comentaristas do referido canal pintavam o Flamengo como novo favorito ao título nacional, em uma análise rasa e desprovida de qualquer tipo de lógica. A meu ver, a falácia desse tipo de opinião consiste em atribuir conotação positiva a algo que é por natureza ruim.

Serei mais claro: no final das contas, o que merece ser destacado na vitória do Flamengo sobre o Santos não são os belos lances de Ronaldinho Gaúcho e Neymar ou a capacidade de reação da equipe rubro-negra. O que realmente espanta é fragilidade da defesa do time de Luxemburgo.

Para mim, está claro que Flamengo, São Paulo e Santos não têm vida longa neste Brasileirão. Essa verdade tende a se tornar mais evidente na medida em que esses times tiverem de se defrontar com equipes bem armadas defensivamente.

Além de não marcar gol, ficarão sob constante risco de sofrer sonoras goleadas.

Foi o que se passou na derrota do São Paulo diante do Corinthians, por exemplo. O time de Tite não tem lá grandes craques - embora eu reconheça que Willian está acima da média - e não pratica um futebol vistoso. Porém, não apresenta grandes desníveis de qualidade. O ataque funciona e a retaguarda não compromete. Ao se deparar com um adversário desorganizado na zaga, o alvinegro fez a festa.

Não me arrisco a dizer, porém, que Tricolor, Santos ou Flamengo devam dar adeus ao título desde já. Pode ser que os treinadores consigam fazer algum milagre, a tempo de alterar o curso natural das coisas. Se bem que não ando muito fã do sobrenatural, ultimamente.

Teimosia

De todos os defeitos de Carpegiani, o maior, sem dúvida alguma, é a teimosia. Esta, aliás, costuma ser a grande inimiga dos técnicos de futebol. Ex-craque do Inter e do Flamengo, Paulo César deveria ao menos ter a capacidade de reconhecer a importância que um meia fora de série tem para uma equipe que almeja brigar pelo título.

Portanto, chega a ser espantosa a insistência do ex-técnico do Tricolor em manter Rivaldo exilado no banco de reservas, principalmente nas situações em que o time necessitava de maneira urgente de um toque refinado na criação das jogadas.

Se ainda tiver um pingo de vergonha na cara e de respeito próprio, a esta hora Carpegiani deve ficar corado de vergonha pela atitude assumida em relação a Rivaldo, hoje, o principal responsável pela criação das jogadas ofensivas do Tricolor. Eu diria mais: caso ainda haja uma réstia de decência no gaúcho, ele deveria se ajoelhar diante do verdadeiro craque da Copa de 2002 e implorar por perdão.

Nenhum comentário: