sexta-feira, 29 de julho de 2011

Começa o Mundial Sub-20

Quatro jogos - Brasil x Egito, Áustria x Panamá, Inglaterra x Coreia do Norte e Argentina x México - abrem hoje a edição 2011 do Mundial Sub 20. A sede do torneio é a Colômbia - que já entrou para a história com a espetacular recepção dada à seleção inglesa.

São 24 times que disputam o troféu cuja atual detentora é a seleção de Gana - que, curiosamente, não se classificou para o torneio de agora, vejam só. Destaca-se também Alemanha e Itália entre as ausências e, do lado das presenças, times que jamais jogaram uma Copa do Mundo principal, como Mali, Guatemala e Panamá.

O Brasil compõe o Grupo E com Áustria, Panamá e Egito. O time é favorito não só para liderar a chave como também para levantar a taça. Porém, o mesmo fator que o credencia como candidato é o que afeta sua reputação: me refiro ao Sulamericano Sub-20, no qual o time foi campeão. A questão é que aquela equipe teve como melhores jogadores Lucas e Neymar, que não jogarão o Mundial.

Apesar da ausência dos dois, há uma série de atletas de reputação que estarão presentes. Os campeões da Libertadores Danilo, Alan Patrick e Alex Sandro; Casemiro e Oscar, titulares de São Paulo e Inter; e Philipe Coutinho, da Internazionale, que tende a assumir a condição de estrela da equipe ocupando a vaga de Neymar.

A história do Mundial Sub-20 é repleta de eternas promessas e "craques" que acabam não dando em nada. Por outro lado, revelou, sim, nomes que marcaram época no futebol mundial - Lionel Messi foi o craque da edição 2005 e Maradona o de 1979, entre outros. Seja como for, é garantia de um torneio divertido para os amantes do futebol.

Para quem quiser acompanhar o torneio com precisão a melhor dica é visitar sempre o Olheiros.net. Há até um texto sobre o Mundial de autoria deste que vos escreve: um perfil da seleção da Austrália. A tabela completa está no ótimo site da FIFA.

Nenhum comentário: