quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O saudoso (ou inexistente) futebol do passado


Estou de saco cheio desse futebol de hoje em dia. Gosto mesmo é do FUTEBOL DO PASSADO.

No FUTEBOL DO PASSADO, não tinha esse monte de zagueiro botinudo, pancadaria em campo, violência mesmo. Os zagueiros marcavam na bola; os atacantes e meio-campistas conseguiam desfilar sua categoria e o resultado era que tínhamos jogos magistrais, de encher os olhos.
No FUTEBOL DO PASSADO, não havia tempo pra frescura. Se neguinho viesse com gracinha, ia logo levar uma pra ficar esperto. A malandragem imperava, sacam? Era futebol pra homem, no tranco mesmo, sem esses não-me-toques dos dias atuais. Queria ver um frangotinho de hoje em dia sobreviver naquela época.

O FUTEBOL DO PASSADO era animado, brincalhão, não se preocupava com babaquices politicamente corretas. Os jogadores se provocavam, se desafiavam; as torcidas brincavam entre si, uma cutucando o ponto fraco na outra, querendo superar a rival em bandeiras e faixas. Isso construía um espetáculo vivo, e não essa coisa insossa de hoje em dia.
O FUTEBOL DO PASSADO era respeitador. Violência? Esqueçam! Os jogadores se tratavam de maneira cordial - ninguém tinha comportamentos que poderiam insuflar as torcidas. Torcedores também. Era muito comum vermos corintianos e palmeirenses dividindo o mesmo canto da arquibancada.

No FUTEBOL DO PASSADO, não existia esse patrulhamento chato e careta sobre o estilo de vida dos jogadores. Quer ir pra cima da mulherada? Vai fundo! O que importa é resolver dentro de campo, como eles faziam. Ah, e como eles faziam! Garrincha que o diga.
No FUTEBOL DO PASSADO, sabe o que era a prioridade número 1 para os jogadores? O futebol! Sim, eles queriam marcar gols, serem campeões, essas coisas. Não como os de hoje em dia que só estão preocupados com balada e com a mulherada que podem pegar.

A imprensa dos tempos do FUTEBOL DO PASSADO acompanhava o clima de alegria que caracterizava o futebol da época. Brincadeiras, animação, bordões, tudo pra fazer com que o público se divertisse ainda mais assistisse futebol. Hoje em dia? É só um monte de engomadinho pasteurizado que fica vomitando estatística.
Como era bom acompanhar o trabalho dos jornalistas no FUTEBOL DO PASSADO: sérios, preocupados em informar, em noticiar o que acontecia. Não viam o futebol como gracinha e show, como ocorre nos dias atuais.

Ah, como dá saudade o FUTEBOL DO PASSADO.

Que passado?

Ora, é claro que estou falando dos anos 50, a era de ouro. Dos anos 60, a época da consagração do triunfo. Dos anos 70, o ápice da coisa. Dos anos 80, com a seleção canarinho - aquela que era boa! Dos anos 90, do futebol raçudo e guerreiro. Dos anos 2000, quando a tecnologia estava a nosso favor. Ou mesmo de um ano, um mês atrás. Se é do passado, se pertence ao FUTEBOL DO PASSADO, é bom.

Foto: Flapedia

Nenhum comentário: