quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mentiras sobre o time do Muricy

Foto: Ricardo Saibun/ Santosfc.com.br
O Santos descolou um 0x0 sem-vergonha com o Joinville e, como havia vencido lá em Santa Catarina, passou de fase na Copa do Brasil. OK.

Assisti ao jogo pela ESPN, com a transmissão dos competentes Dudu Monsanto e Paulo Calçade. Talvez para dar uma valorizada na partida, em diversos momentos eles repetiram frases como "o time ainda sente a perda do Paulista, que foi há pouquíssimo tempo, aqui mesmo na Vila" e "a equipe está cadenciando o jogo, o 0x0 classifica o Santos".

Não. Não é por aí.

Tenho pra mim que, ainda que o Santos tivesse vencido o Paulistão de forma magistral e/ou perdido de 4x0 em Joinville e precisasse do resultado, a bolinha sem-vergonha seria a mesma.

Por um simples motivo: o time do Santos, hoje, é RUIM. E pronto.

Ruim, ruim mesmo, saca? Ruim, precário, fraco, como tantos outros times que o Santos e os demais gigantes do futebol tiveram ao longo de suas histórias. Triste de ver, tal qual o Peixe de 1999 de Paulo Autuori, o de 2008 de Leão e Cuca, o de 2005 de Nelsinho Baptista e por aí vai. OK, talvez não tão ruim quanto esses mencionados, mas um time sem graça, sem condição de fazer boas partidas.

"Ah, mas tem o Neymar". Pois é, tem o Neymar. A questão é que até ele não tem jogado muito bem. Ontem, fez um primeiro tempo sofrível, pavoroso, de chorar mesmo. Foi melhor no segundo tempo, mas nada de encher olhos, nada de justificar a (justa) fama de melhor jogador do Brasil e um dos melhores do mundo. Isso tem se repetido - de forma irritante e preocupante - ao longo de 2013.

E aí alguém pode questionar o Muricy por impor ao Santos o "futebol de resultados", algo que não combinaria com o time da Vila. Não é isso. O Santos não está jogando mal porque quer - e sim porque, como disse acima, é um time ruim.

Não há desculpas, não há justificativas. O que há é um técnico em péssima fase e que precisa, urgentemente, deixar a Vila Belmiro. Sem isso não teremos soluções.

4 comentários:

Unknown disse...

Futebol de resultado ? Só se for resultar em nervoso, angústia e desespero da torcida, pois com esse futebolzinho a chances de cair para a segundona são grandes. Muito grandes.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Maretti disse...

"O que há é um técnico em péssima fase e que precisa, urgentemente, deixar a Vila Belmiro." É isso.

Mas discordo que o técnico está em péssima fase. Ele é ruim mesmo. Conheço são-paulinos que odiavam quando ele estava lá, mesmo sendo tricampeão brasileiro. O time do SFC no papel não é tão ruim quanto o futebol que tem jogado.

Quanto a Neymar, é difícil para ele. Joga num time que depende totalmente dele (se ganha é graças a ele, se perde é pq não jogou bem), não tem padrão de jogo, tem um técnico farsante e ainda tem essa pressão do Barcelona.

Ele é uma pessoa, não uma máquina. tem sentimento, emoções. Triste a era Neymar acabar assim.

Fora Muricy!

Eduardo Maretti disse...

Aliás, fora Luis Álvaro também e toda a corriola dele. Que horrível a segunda gestão. Que péssima a condução do caso Nerymar. O Santos não tem comando a partir da presidência.