terça-feira, 19 de julho de 2011

André volta para se firmar - ou não...

Uma das notícias mais relevantes de hoje foi a confirmação da contratação do centroavante André pelo Atlético-MG. Pretendido pelo Flamengo, André acabou optando pela equipe mineira, em virtude de uma melhor proposta apresentada.

Aos que não estão relacionando nome com pessoa, um esclarecimento: André é aquele atacante que envergava a camisa 9 do Santos no primeiro semestre do ano passado. Compunha, com Robinho e Neymar, a linha de frente de um Santos que encantou o país na primeira metade de 2010. Marcou gols importantes, como na final do Paulista contra o Santo André, e alcançou a seleção brasileira principal. Ainda no apagar das luzes do primeiro semestre, se transferiu para a Europa - primeiro para o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e posteriormente para o Bordeaux, da França.

Apesar do bom desempenho com a camisa santista, André sempre foi visto como o "patinho feio" daquela equipe. E o motivo para tal, mais do que atuações frágeis suas, eram os jogadores com quem jogava. "Com Neymar, Robinho e Ganso até eu" - esta frase foi muito ouvida por aí, como o argumento mais rápido para desqualificar o centroavante.

Curiosamente, o "até eu" não se aplicou a um centroavante muito mais badalado (até então) do que André. Keirrison chegou ao Santos com status de craque após a saída de André, jogou ao lado de Neymar e não prosperou.

Ainda assim, André acabou fazendo por merecer as críticas que recebia. Suas duas passagens por times europeus foram frustrantes. Chegou a ser eleito a pior contratação da Ucrânia. Na França também virou motivo de piada, e seu retorno ao Brasil era tido como certo.

André volta agora a terras nacionais e terá como comandante Dorival Júnior, o mesmo que o treinou em sua fase de ouro no Santos. Ao contrário do que desfrutou na Vila, encontrará um time em má fase e cujas pretensões no Brasileirão estão mais próximas do "escapar do rebaixamento" do que do "lutar pelo título". Vai ser sua chance definitiva de mostrar se é um jogador de qualidade ou se é mesmo digno do rótulo do "assim até eu".

6 comentários:

Fabricio disse...

Maior exemplo de Enganation da história da humanidade.

Japa disse...

Ah, também não é assim vai Fabrício. Acho que ele tem valor. Ele chuta muito bem com as 2 pernas, cabeceia bem e não vacila, se abre brecha ela manda pro gol. Como o próprio Olavo falou, ele fez muito mais gols do que o Keirrison. Não acho que ele seja craque, mas não é de todo ruim... O Souza por exemplo é bem pior que ele e já foi artilheiro do brasileiro.

Fabricio disse...

Eu acho realmente, que se o Luan, o Souza, o Edno, o Keirrison, etc, estivessem no lugar onde o André estava em cada gol que fez com a camisa do Santos, teriam feito da mesma forma. Todos.

É um jogador comum, que nunca se destacou, na minha opinião. Entrou no time, marcou uns gols e ficou. Kléber Pereira fazia alguma diferença quando esteve no Santos, tirando a fase ruim, André nunca fez diferença naquele time.

Olavo Soares disse...

Fabrício, o Keirrison esteve... jogou do lado do Neymar e tudo o mais.

Eu acho que o André não deve dar certo no Galo, como já não deu no exterior. Mas não dá pra tirar os méritos do que ele fez no Santos.

Fabricio disse...

Ai que está, ele não fez nada no Santos nem em outro time. O K9 fez diferença pelo Palmeiras. Se precipitou ao sair e não conseguiu mais retomar a boa fase.

O André não vai dar certo por ser um jogador comum. Compara o auge dele, que foi a passagem pelo Santos, com o auge do Keirrison, do Souza, etc... Estes jogadores fizeram diferença em seus clubes quando estiveram em boa fase. O André nem teve essa oscilação a meu ver. O mesmo jogador que foi no Santos ele foi na Europa. Só que sem Neymar, Robinho, Ganso não tinha nada pra mostrar.

É o mesmo caso do Zé Love. Até acho ele melhor que o André, vide o lampejo na goleada de vocês sobre o Flu ano passado no Rio. Ele vai pra Europa e ficará lá por alguns anos, mas nunca vai ser aquele cara que torcidas daqui pensarão: "poxa, o meu time quer repatriar o Zé Love. Agora vai!".

Entenderam meu ponto?

Keirrison e Souza não tinham Neymar e Robinho quando foram artilheiros (antes de virem pro corinthians e Palmeiras). Coloca o André naquele coritiba. Acha que ele teria o sucesso que o Keirrison teve?

Daniel Kamo disse...

Bom, se o Bill é craque lá...