segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Uma curiosa "rivalidade civilizada" na Espanha

A fachada do estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu, impressiona por sua grandiosidade, sua beleza, mas também por outro aspecto que me soou bem inusitado: os mastros com as bandeiras de outros times espanhóis, entre eles os principais rivais dos merengues, Barcelona e Atlético de Madrid.

Bandeiras de diferentes clubes espanhóis - entre eles o Barcelona - na fachada do estádio do Real Madrid
A prática não é exclusiva do time da capital. Eu vi o mesmo em Barcelona, quando fui ao Camp Nou para assistir à vitória do Valencia sobre o time da casa. Dei aquela olhada para os mastros, pensei um "não é possível, estou vendo coisas", e depois, na casa dos madrilenhos, comprovei a ideia.

Esportividade, civilidade, chamem como quiser. Não sei se é uma regra; até desconfio que sim, e que deve ser aplicada também aos outros times que integram a elite do futebol espanhol (se alguém tiver mais informações, agradeço). É possível também que seja uma simples troca de gentilezas, uma cortesia que ganhou força e se tornou prática rotineira, a ponto de nem ser mais contestada por lá.

Diante de um quadro desses, é comum que nós, brasileiros, pensemos em como estão as coisas por aqui, e se teríamos condições de aplicar procedimento semelhante. O complexo de vira-lata poderia fazer a festa e dizer que nós, violentos e antiquados, jamais teríamos condições de dar essa mostra de fair play e deixar claro que a rivalidade se resume ao dentro de campo.

Bem, é fato que estamos distantes de, um dia, vermos uma bandeira do Grêmio no estádio do Inter, do Flamengo no estádio do Vasco, do Corinthians no estádio do Palmeiras, do Bahia no estádio do Vitória, etc., etc..

Mas a pergunta que eu faço é: nós precisamos disso? Mais: é com atos como esse que transformaremos o futebol em um espetáculo seguro, confiável, atraente para diferentes parcelas da população?

Acredito em simbologias, é claro. Sei da força delas para o futebol e para outros tantos elementos da sociedade. Mas não vejo que a exibição de um símbolo de um rival no estádio do outro possa ter todo esse caráter positivo que poderíamos imaginar. Talvez seja uma "nobreza" que não tenha muita razão de ser - ao menos não para nós, brasileiros; que os espanhóis continuem procedendo da maneira que acharem mais conveniente.

E, numa boa, falando na maior das sinceridades, eu não conseguiria achar NADA positivo em ver uma bandeira de Corinthians, Palmeiras ou São Paulo em destaque na Vila Belmiro... mas não mesmo!

PS: E que ninguém venha dizer que a rivalidade na Espanha não é tão forte assim. Acho que, em muitos casos, ela chega até a ser bem superior à do Brasil, devido a fatores étnicos - o duelo Catalunha-Barcelona x "Espanha"-Real Madrid é o maior exemplo. A pichação abaixo, retratada por mim na ida ao Camp Nou, deixa claro que o pessoal de lá não é muito de aliviar...

Antimadridistas sempre! - em catalão, é claro.